Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

A aposta de inovação da Marcenaria Maria Joaquina

Fizemos uma entrevista especial com Camila Bianchi (diretora da Maria Joaquina Marceneria) que nos contou a trajetória da marcenaria e os caminhos que tem buscado para diferenciar os seus produtos no mercado.

1- Conte brevemente sobre a história da marcenaria.

Somos uma empresa familiar. Começamos 11 anos atrás com uma pequena estrutura de fábrica e 4 colaboradores. Sou arquiteta e meu pai autodidata, estudioso e entusiasta de técnicas tradicionais de marcenaria. Montamos a marcenaria em conjunto e fomos crescendo a cada ano.
Hoje estamos em uma fábrica 8x maior, com 20 colaboradores, uma loja própria na Vila Madalena e com representantes no Rio de Janeiro e Novo Hamburgo. Firmamos parceria com a Rede Varejista Fast Shop, participamos de diversos episódios no programa Decora exibido pela GNT e estrearemos na Casa Cor 2017 com o arquiteto e designer Maurício Arruda.

2- Nos conte um pouco os critérios que utilizam para o desenvolvimento de seus produtos.

Nossa Missão como empresa é: “Com amor, transformar madeira em produtos de design que agradam o olhar, surpreendem e aproximam as pessoas”.
Nos dedicamos a produtos que fazem sentido pra nós e para os clientes, que resolvam problemas e que tenham design atemporal. Para desenvolver um novo produto avaliamos real necessidade x benefício que pode ser obtido. Depois de definido se o produto tem potencial pra entrar em linha, desenhamos algumas opções e a partir delas fazemos os protótipos. Quando os aspectos que norteiam a linha estão em equilíbrio testamos os produtos e colocamos a venda.

4- Quais são as inspirações para a linha de produtos que desenvolvem ?

Até hoje todos os produtos foram assinados por mim. Desenvolvi uma linha de mobiliário infantil por necessidade própria. Quando engravidei do meu primeiro filho (5 anos atrás) comecei a entender que alguns nichos de mercado no nosso ramo não são muito desenvolvidos quando se trata de funcionalidade e design atemporal em um único produto. Percebi também que as marcas vendiam produtos “de menina” e produtos “de menino” e que isso é um mundo muito limitante.
A linha infantil foi desenvolvida nesta proposta : sem gênero e com cores que vão muito além do branco, azul e rosa. Com design atemporal e funcionalidade, com o uso de madeira de verdade e com revestimentos resistentes. Adotamos os laminados da Formica® devido a esta característica : possibilidade de cores, resistência e a durabilidade.

A proposta da linha infantil é que as peças acompanhem o crescimento das crianças agregando a multifuncionalidade, respeito a infância e cuidado ao meio ambiente.
Já a linha Pé Bandeira tem referência a minha infância no sítio, já conectada com um mobiliário simples e funcional – o banquinho com pé de bandeira.

5- O que podemos esperar de lançamentos ?

Esse ano lançaremos berço, cômoda e poltrona de amamentação. Outros nichos de mercado estão em nosso radar também. Para o segundo semestre mais novidades virão como a linha de casinhas Pet em madeira e Formica®.

6- Quantas peças fazem parte do portfólio da marcenaria hoje?

Hoje temos 50 produtos em linha (que podem ser personalizados ainda com o revestimento na cor que o cliente precisa).

7- Além do portfólio da marcenaria, é possível encomendar móveis personalizados?

Sim, originalmente somos uma marcenaria Sob Medida e fazemos móveis residenciais, comerciais e corporativos. A linha de produtos surgiu 8 anos depois ao ínicio do negócio.

8- Como se deu a escolha dos laminados Formica® para revestimento dos móveis ?

A Formica® sempre esteve presente no mobiliário da nossa família, e sempre fiquei curiosa pra saber que material era aquele, tão resistente e sempre tão bem conservado. As cores Ovo e Azul Claro eram muito marcantes na época que conheci a Formica®. Quando comecei a fabricar móveis me surpreendi em como o material evoluiu e ganhou corpo com novas cores, novos padrões e novas tecnologias.
Em nossos produtos optamos pela linha Unicolores Texturizada por serem cores muito versáteis. O acabamento texturizado é um dos mais resistentes, não risca facilmente, e é possível escrever em qualquer cor com giz líquido e limpa sem deixar manchas.

Assista abaixo o vídeo de uma entrevista com a própria Camila Bianchi ao Canal TFF (Trends For Fashion) onde demonstra as funcionalidades de sua linha de produtos.

Fique por Dentro - Formica®

Assine nossa lista de email e fique por dentro de nossas notícias, novidades, dicas e eventos Formica®

Obrigado!